- Instale Tecnologia
Blaster
Updated: Oct 20, 2019
Quem é esse profissional?
O nome Blaster origina-se do inglês da palavra Blast, que significa Dinamitar. Portanto, é o profissional capacitado para executar o plano de fogo, através da realização do carregamento e detonação dos explosivos. Sendo, esse profissional responsável pelo processo de análise de riscos, segurança, manuseio e transporte de explosivos.
O Blaster pode ser conhecido também como Cabo de Fogo.

O que faz?
O Blaster trabalha principalmente em operações de desmonte de rochas por explosivos em minas e pedreiras. Mas o mesmo também pode atuar em desmonte para “construção” ou ampliação de estradas, construção de túneis, dentre outros. Portanto, o Blaster deve estar sempre presente no desmonte de rochas por explosivos.
Como se tornar um?
O Blaster é um profissional devidamente capacitado, que possui autorização e licença para atuar como o mesmo. Para desempenhar essa profissão é obrigatório ter uma carteira, que só pode ser expedida pela Secretaria de Segurança Pública.
As atividades e atribuições do Blaster são estabelecidas pelo Decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000, da Presidência da República, que aprova o Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105).

Para obter a carteira, é preciso realizar um curso de formação de Blaster e possuir vínculo empregatício na área de mineração. Ao realizar o curso o profissional estudará as normas regulamentadoras NR-19 e NR-22, além do Regulamento (R-105).
O objetivo do curso é a qualificação profissional para atuar em áreas de desmonte. Realizando o correto transporte, armazenagem e manuseio de explosivos. Mediante a adequada utilização das técnicas de trabalho e segurança.
O curso de capacitação possui aulas práticas e teóricas de explosivos, acessórios de detonação, plano de fogo e segurança, voltados para que possuem formação na área de mineração, geologia, engenharia ou segurança do trabalho. Durante o curso é indispensável realizar testes que demonstrem os conhecimentos.